As vésperas das quartas-de-final da Copa do Mundo são uma boa ocasião para sair das sombras onde este blog estava (está?) aguardando, fingindo-se de morto...
Entre amanhã e o dia 13 de julho, data da Final da Copa, pode acontecer de tudo (inclusive nada)...
Se o melhor para a torcida brasileira acontecer, penso que os responsáveis serão quase que exclusivamente os jogadores. Não gosto do futebol de alguns deles, mas reconheço que apenas eles, com talento e (muita) luta poderão nos trazer o título.
Na hipótese contrária, de ficarmos sentados à beira do caminho ou, especialmente, de sermos abatidos na Final, tenho certeza de quem são os culpados: a Comissão Técnica da seleção, Scolari e Parreira à frente, e seus mestres Marin e Del Nero.
Uma seleção mal convocada e, até aqui, mal escalada. Com planejamento equivocado e excessivamente rendida aos interesses comerciais. E que sofreu uma desnecessária ruptura no desenvolvimento do trabalho (não sou nada fã de Mano Menezes, mas no momento em que ele foi demitido a equipe parecia apontar em uma boa direção, começando a acumular bons resultados e exibições convincentes).
Torcerei muito pela seleção brasileira nessa reta final da Copa, mas juro não nutrir demasiadas esperanças.
Que os deuses da bola falem...
Até qualquer dia.