02/07/2010

E a Copa já terminou para o Brasil

Seguindo o mesmo raciocínio do post anterior, a Copa para o Brasil durou um jogo.

Nada do que aconteceu no jogo de hoje não era previsível.

Até mesmo os bons momentos do Brasil, especialmente enquanto a Holanda respeitou demais a nossa equipe e marcou muito atrás. Esse é o cenário ideal para o time montado pelo Dunga, que adora sair em contra-ataques. A partir do meio do 1º tempo eles avançaram um pouco a marcação e reduziram essa possibilidade.

Tudo que podia dar errado, deu. Vejamos por partes.

A famosa "melhor defesa do mundo" levou dois gols primários em bolas levantadas na área. Lúcio ainda mostrou a famosa garra, o que é pouco. Juan falhou na hora H. E Júlio Cesar, o "melhor goleiro do mundo" , não poderia sair vendido daquele jeito.

Os nossos laterais foram quase peças decorativas. Quase porque Maicon ainda mostrou esforço, mas não soube sair da marcação. Michel Bastos, bem, sem comentários. Gilberto entrou e... nada.

Gilberto Silva foi aquela limitação que todos conhecemos, mas nada especialmente pior do que nos demais jogos. Felipe Melo, bem, esse é um caso à parte.

Qualquer um que tenha assistido a última temporada italiana sabe que ele foi uma tragédia completa no meio de um time (a Juventus) já bem ruinzinho. Tecnicamente ou emocionalmente, tanto faz, ele era uma bomba-relógio pronta para nos implodir. (Alguém lembra o que ele aprontou no dia da convocação, em uma entrevista por telefone? Mal-educação chegou e ficou...).

Para piorar, levamos azar com a suspensão de Ramires, que foi bem no jogo contra o Chile, e com a contusão de Elano. Até porque não possuíamos outras opções: Josué é limitadíssimo e Kleberson é ... deixa pra lá.

Daniel Alves foi uma decepção completa. Jogou toda a Copa muito abaixo do que sabemos que ele pode. O sistema atrapalhou? Um pouco, mas não é a única razão.

Kaká passou a Copa tentando provar que não estava sentindo o problema no púbis. Até tentou desviar a questão para uma suposta "perseguição religiosa". Pois é, deu no que deu. Apagadíssimo.

Robinho marcou o gol, e depois limitou-se a reclamar do juiz e dos adversários. Luis Fabiano, nem isso... Aliás, ele entrou em campo?

Qual a parte que cabe a Dunga (e Jorginho, não esqueçam dele...) nesse latifúndio de equívocos? Pra começar, não poderia ser ele o técnico. A total falta de experiência no comando de qualquer equipe e seu controverso histórico dentro do futebol já seriam motivos mais que suficientes.

Além disso, a lista de convocados para essa Copa deixou em qualquer um com mínimos conhecimentos de futebol a certeza de que um desastre estava no horizonte. Michel Bastos, Kleberson, Josué, Julio Baptista e Grafite não disseram o que foram fazer na África do Sul, além de turismo (para não falar de Felipe Melo, Gilberto Silva e Doni...). Estava claro que, em caso de necessidade de mudar um jogo, faltariam peças à altura.

(Permitam que meu coração santista aflore um instante: Neymar e, especialmente, Paulo Henrique Ganso, não fariam pior do que os que foram... )

A briga de Dunga com a Globo é algo para ainda longas discussões, mas lembremos que o técnico SEMPRE tratou mal todo o resto da imprensa. Da mesma forma que trata muito mal qualquer um que se atreva a colocar em xeque a seleção de 94, especialmente em comparação com a de 82.


Agora é juntar os cacos e pensar em 2014. Se bem que com uma direção da CBF como a atual só podemos temer pelo pior.

Pra terminar, esse escriba vai torcer, no restante da Copa, por Uruguai, Holanda e Alemanha, nesta ordem.

9 comentários:

Ricardo Cabral disse...

Gana!, Gana! :-) (Este comentário tem prazo e validade bem curto)

Pax disse...

Dunga era, é e será desequilibrado. A não ser que venha a deitar no divã do Ric Cabral...

Em campo ou ali naquele posto que fica ao lado das quatro linhas, demarcado com linhas tracejadas. Saca? Como é mesmo o nome dessa posição? Não, não é zagueiro, nem líbero, peraí que vou googlear... ok, achei, é técnico.

O melhor do Brasil, até então, o Julio Cesar, vejam só, Julio Cesar, Lucio, Juan, foram os melhores e, na hora H, o melhor destes melhores, unânime, sai errado do gol e empurra a cabeça do nosso zagueiro. Gol, contra, sem que nenhum inimigo, digo, atacante do outro time, estivesse perto da bola naquele instante fatal.

Sim, foi ali, naquele desastrado gol contra que perdemos a cabeça, o esquema, o tino, tudo. Desmontou geral.

Mas deixa eu voltar um pouquinho este filme, rebobina aí, desde os primeiros instantes....

Eles vieram pra cima, logo no início do primeiro tempo, marcação na nossa saída de bola, na nossa intermediária, primeiros minutos. Aí a gente descobriu as brechas e fomos pra cima, GOOOOOLLLL... é, é, do Brasil... sim, claro, é do Brasil e aqueles caras do blog de lá não estavam vendo que dava, agora eles vão entender o que nós que não entendemos estávamos falando...

Depois mais duas ou três chances, sim, estávamos bem. Até então Dunga e tudo que é confusão não estavam no campo e as individualidades associadas ao esquema defensivo funcionavam... sim, nós tínhamos razão, claro que tínhamos, nós, reles mortais que só vemos futebol nas finais dos campeonatos ou nas copas do mundo...

Até que, a maldita saída errada do Julio Cesar fez tudo entrar em campo, todos os erros, toda falta de meios de campo na convocação, toda falta de experiência do Dunga, todo despreparo psicológico do time, até o #CalaBocaGalvão entrou em campo...

E aí deu no que deu, na patética conclusão que vocês aqui, colunistas do blog, nos alertaram um tempão atrás e nós, amadores, simples torcedores sem conhecimento profundo, sem informações completas, teimávamos em não concordar.

Ok, vocês tinham razão.

#ForaRicardoTeixeira

Nat disse...

e eu pela Argentina (e mesmo torcendo pra Argentina, se a Alemanha ganhar amanhã, pra mim já é quase campeã!)

Nat disse...

E Luiz, nada contra os santistas, mas até que no lance Neymar e Ganso eu concordo com aquele-que-não-deve-ser-nomeado.

Se o cara não trabalhou com os jogadores, não deveria levá-los sem terem participado de um jogo sequer (isso não quer dizer que eu ache que ele não deveria ter trabalhado com os meninos antes), o alemão lá pelo menos jogou três, o que significa que chamou o interesse do técnico a tempo.

Luiz disse...

Nat,

Sem querer me apegar apenas em detalhes, o primeiro jogo do Müller foi em março.
Nessa época os santistas já haviam mostrado sua força.
O problema é que a CBF só fez UM amistoso este ano antes de viajar para a Copa.
Ou seja, parte da culpa é do Ricardão...

Luiz disse...

Pax,

Todos nós tinhamos razão, em diferentes angulos da questão.

Eu juro que gostaria de ter queimado minha lingua totalmente, que tivessemos trazido o hexa e, depois da volta, pudessemos "discutir a relação" com Dunga e a CBF.

Infelizmente os piores temores de TODOS NÓS se materializaram.

Agora é hora de lamber as feridas e lutar para que o caminho até 2014 seja diferente, muito diferente.

Se bem que com o Ricardão no poder isso será um pouco complicado.

Luiz disse...

Aconteceu o que o Darw previu: só o Uruguai passou entre os sulamericanos.

A Argentina ainda está querendo saber se alguem anotou a placa do Mercedão trucado que passou por cima deles.

E o Paraguai lutou muito, jogou pra caramba, mas no fim deu a lógica: Espanha na semifinal.

Pax disse...

Aquele pênalti perdido matou o #PAR, pena.

Marcelo disse...

Bela análise, Luiz.