14/07/2010

Espanha campeã, não necessariamente a melhor

Como previsto aqui, o título ficou com a Espanha.

Derrotou uma Holanda que apostou no jogo físico (a palavra "bruto" não seria um exagero...) para tentar deter o toque de bola espanhol, e ficou tentando aproveitar os erros espanhóis.

Para o bem do futuro do futebol foi muito boa a vitória espanhola, mas isso não quer dizer que seja um time a ser copiado indiscriminadamente. Até por que possui falhas não desprezíveis.

Pra começo de conversa, seus laterais são bem fracos, o miolo de zaga deixou buracos (os holandeses e, antes deles, paraguaios e alemães, quase conseguiram marcar usando bolas enfiadas pelo meio) e o ataque careceu de finalizadores natos (Fernando Torres, que é quase isso, estava claramente fora de forma). E que o toque de bola não seria um remédio para a dificuldade de finalizar?

Então, qual seria o melhor time da Copa? Uma boa medida seria aquele de cujo futebol se falará daqui a 15 ou 20 anos... Como ainda não chegamos lá, vale um palpite: Alemanha.

Ou alguém duvida que dentro de 4 anos, na Copa realizada no Brasil, os germânicos virão com um time "na ponta dos cascos", com os atuais jovens jogadores tendo ganho uma considerável bagagem internacional e os atuais veteranos sendo substituídos por novas estrelas em ascensão?

O Brasil, bem, vai ter que recomeçar quase do zero, com novo treinador e um grupo muito renovado de jogadores. Além disso, como não terá que disputar as Eliminatórias terá menores chances de montar e testar adequadamente esse grupo.

Como se a direção da CBF ligasse pra isso...

2 comentários:

Marcelo disse...

Luiz, mas os laterais espanhois não eram especialistas. O Sergio Ramos joga de zagueiro no Madrid. Capdevilla eu confesso que não estou certo, mas acho que ele é volante de origem.
E poxa, o David Villa não é um finalizador nato? 5 gols na Copa, só não levou o prêmio da artilharia porque teve menos assistências que Muller.

Luiz disse...

Marcelo,

Se os laterais são improvisados, esse é um problema do futebol espanhol.

Quanto ao David Villa, considero ele um excelente jogador mas, pelo menos na seleção, não é o homem de referência da frente. Quase todos os gols dele vieram quando ele entrava em diagonal pela esquerda.

E o aproveitamento dele (gols X finalizações) foi bem abaixo do Müller...