05/08/2010

"O Santos é o novo campeão..."

Pra retomar as atividades após as férias, nada melhor para esse escriba do que poder gritar:

É CAMPEÃO !!! É CAMPEÃO !!!


Aqui pra nós, seria uma maldade dos deuses do futebol se esse grupo do Santos não levasse a taça da Copa do Brasil. Assim como teria sido outra maldade se não houvesse ganho o Paulistão 2010...

Isso apesar de não ser um time perfeito, longe disso. Ambos os títulos foram conquistados com boa dose de sofrimento, advinda principalmente das fragilidades defensivas de uma equipe voltada para o futebol ofensivo. E alguns dos jogadores não merecem sequer fazer parte do grupo. (Se bem que no futebol brasileiro isso não é privilégio santista...).

Mas uma espinha dorsal de jogadores acima da média fez a diferença. Arouca, Wesley, Marquinhos, Paulo Henrique Ganso (cracaço) e Neymar (para ficar apenas nos indiscutíveis) formam um grupo como poucos no Brasil. Somados a uma série bem razoável de coadjuvantes (inclusive Robinho) e tocados por um técnico ainda não sufucientemente reconhecido, os títulos foram consequência lógica. Se é que futebol tem lógica...

Este ano ainda temos a Sulamericana e o Brasileirão. Quer saber? Se o time não subir nas tamancas e mantiver um mínimo de seriedade, bons resultados podem muito bem aparecer.

Talvez até outros títulos...

6 comentários:

Anrafel disse...

Posto que tenho o Santos como o time da minha simpatia em São Paulo, fiquei satisfeito, é verdade. Mas é verdade também que torci alguma coisa para o Vitória vencer, o que seria difícil de acontecer, visto a grande diferença entre os dois times, evidenciada no jogo da Vila, onde um placar de 5 ou 6 não seria exagero.

É que o rubro-negro baiano anda louco por um título nacional,o que nunca aconteceu em seus 111 anos de existência, e esse stress, digamos, é o principal motivo para gozação dos torcedores do Bahia.

Este, mesmo na requenguela em que se encontra o seu time (desde 2003 que não sabe o que é uma série A do Brasileiro), tem por hábito tirar impiedosamente sarro na torcida do rival pela ausência de títulos nacionais, já que o time dele contabiliza dois: uma Taça Brasil (justamente em cima do Santos de Pelé) e um Campeonato Brasileiro (em cima, na semi-final, do meu Fluminense). A rigor, para o Bahia, é a única coisa que resta, essa lembrança vitoriosa.

(O Bahia é um time bêbado de glórias passadas, longínquas).

Uma observação sobre o Santos: as saídas de André e Robinho, se não forem adequadamente resolvidas, podem afetar o futebol de Ganso, que é de fato um craque. Acho que a capacidade incrível de movimentação e troca de posicionamento entre Robinho, Neymar e André confundia as defesas de tal modo que clareava para o meia espaços numa quantidade superior à que ele, pelo seu talento, perceberia. Vejamos como vai ficar.

Luiz disse...

Grande Anrafel,

Tua observação no último parágrafo do comentário faz sentido, e merece ser posta à prova.
Porém pessoalmente acho que a saída de André pode ser coberta pela chagada de Keirisson, que se não é um craque pelo menos se movimenta bastante. Quanto ao Robinho, não considero esta sua última passagem pelo Santos como nada mais que razoável.

Um jogador que (se sair) fará falta é o Wesley...


Mudando de assunto: e o Fluzão? Qual a tua opinião sobre o time atual? Pronto para o título?

Anrafel disse...

Muricy é um sujeito empenhado em obter o máximo de jogadores que ganham muito bem, têm boas condições de trabalho e estão na plenitude da sua forma física. Com ele não não negócio de adulação nem jogador de carteirinha. O tratamento é igual.

Esse diferencial de Muricy em relação à maioria dos nossos técnicos faz um bem danado ao Fluminense. O time é bom e pode melhorar, principalmente se Deco jogar o que sabe. Teremos uma de boa pra ótima dupla de meias-atacantes e uma muito boa dupla de atacantes, Fred e Emerson (Washington vai ter que se conformar). Os laterais são bons, vão firme pra frente - Mariano tá jogando muito.

Há que se ter prudência porque o time tá jogando bem desde a terceira partida, contra o Corinthians, quando foi garfado pela arbitragem. Sempre vem aquele período em que o rendimento cai, daí ter de aproveitar a qualidade dos jogadores e do técnico e colocar a diferença que for possível em relação aos concorrentes, nem que seja aos concorrentes à Libertadores (um time caro desses tem que disutar a danada e seguindo em frente).

Concluindo, desde que começou a fase de pontos corridos, o Fluminense nunca esteve em tão boas condições para o título como agora.

Anrafel disse...

Estive dando uma olhada na série C. Acho que dá para passar,o time ainda não perdeu nas primeiras 6 rodadas. Não sei qual é o próximo cruzamento, mas lá na frente não tem nada a assustar (só o Campinense ainda não perdeu também).

E aí viria a série B do ano que vem, que deve ser bem diferente da deste ano. Seguinte: como você disse lá no Pandorama, deve cair um grande (provavelmente, um grandão tipo o Grêmio ou o Galo, de Luxa, veja só) ou até dois. Os outros 2 ou 3 seriam times sempre fortes na série B: Goiás (que é forte também na A), Atlético-GO e Grêmio Prudente ou outra cidade que o sediar, que com o dinheiro rolando pode formar um bom time.

Vitória e Atlético-PR não podem vacilar; Ceará e Avaí parecem ter criado/estar criando alguma gordura, apesar do Ceará ter perdido os seus quatro jogos nas partidas recentes (em algumas, prejudicado pelo juiz, como foi ajudado contra o Fluminense).

O que eu quero dizer é que o melhor ano para disputar a segudona é este, sem nenhum dos chamados grandes, que têm garantido as suas vagas. Portanto, como tenho dito aos meus amigos torcedores do Bahia, aproveitem a a oportunidade. O ano que vem a pedreira vai ser bem maior.

E é aí que entra o Fortaleza. Uma ascensão séries C/B/A, sem interrupção, seria uma façanha a ser comemorada, digna de fazer esquecer a infâmia do duplo rebaixamento.

Luiz disse...

Anrafel,

Não está tão simples assim passar pela primeira fase da Série C.

Classificação hoje (01/09):
Paysandu - 11 pontos em 6 jogos
Fortaleza - 10 pontos em 6 jogos
Águia de Marabá - 8 pontos em 5 jogos

O Fortaleza, que vem jogando de uma maneira absolutamente irregular e inspirando todo tipo de desconfiança, joga em casa contra o fraco Rio Branco do Acre e sai para pegar o Águia.

Se o Águia vencer os dois jogos fora, contra Rio Branco e São Raimundo, joga pelo empate. Se vencer um e empatar ou perder o outro, joga por uma vitória simples.

Realisticamente, penso que o Paysandu só não se classifica se bobear catastroficamente (joga uma em casa e outra fora).

Em resumo, dá para passar, mas não será fácil. Especialmente com o covarde Zé Teodoro no comando.

Anrafel disse...

Quando iniciada a Copa América, apesar dos times com as suas 'forças máximas', imaginei: "Vai ser um torneio altamente mais-ou-menos".

Pelo menos até o momento, nem isso.