07/12/2009

Carta a um amigo coxa-branca


Meu caro Rodrigo,

Bem que eu gostaria de estar te falando em circunstâncias mais felizes tanto para você quanto para mim. Mas essa vida de torcedor é muito frequentemente uma travessia do deserto, bem mais até do que um repouso em colinas verdejantes.

Lembro bem dos tempos em que você morava aqui na Terra do Sol e nunca deixava de proclamar seu amor incondicional ao Coritiba. Ele era assunto quase diário em nossas conversas, junto com os acontecimentos que cercavam o meu Leão do Pici. Aliás, diga-se de passagem, dentre os times daqui você nunca negou qual seu preferido. E acabou fazendo com que este tricolor aqui criasse uma saudável simpatia pelo Coxa.

Na época em que convivemos (2006 e 2007) o Coxa estava na Segundona, e nós tricolores caindo da Série A (2006) para Série B (2007). Quando o Coxa subiu, no fim de 2007, você já havia voltado para sua terra, mas mesmo de longe não deixou de demonstrar o justo orgulho e a alegria com o feito.

Pois é. Alguém lá em cima bem que poderia quebrar o nosso galho e apagar 2009 do calendário, não é mesmo? Tudo o que poderia dar de errado, deu. Até aquela arremetida que parecia ser suficiente para escapar do penhasco foi comum aos dois times. Pura ilusão.

Talvez a única diferença entre nós seja que o sofrimento do Fortaleza foi como a crônica de uma morte anunciada. Ano passado escapamos meio por milagre, e não fizemos este ano nada diferente. Coisa boa não poderia acontecer. Habitamos as escadas do patíbulo quase o campeonato todo, e faltando umas 10 rodadas a maioria da torcida já não acreditava mais.

Com vocês foi diferente. A maior parte do tempo parecia que não teriam problemas em se manter no Brasileirão. Até porque os concorrentes se esmeravam em tropeçar em sua própria incompetência.

Mas eis que, no final, o Coxa teve que decidir tudo em um único jogo, na frente de sua massa torcedora. Pior: contra um iluminado Fluminense, invicto a diversas rodadas.

Não assisti ao jogo, e não acompanhei detalhes do ambiente que o cercou. Confesso, jogos de decidem rebaixamento estão (e continuarão) na minha lista negra por um bom tempo. Só vi os gols e os últimos 2 minutos da partida.

Mais do que suficiente para me emocionar junto com a torcida do Coxa. A verdadeira torcida, devo ressaltar. Aquela que parecia não acreditar no que estava vendo, e que derramava lágrimas da mais genuína dor.

Quaisquer outras reações não fazem jus ao que é a porção verde-branco do Estado do Paraná. E não é disso que eu quero falar, acredite.

Meu amigo, creia-me, sou totalmente solidário a dor de vocês. Até porque a minha (ou melhor, a nossa) dor é cruelmente semelhante.

Dê notícias, cara.


Do seu amigo,

LUIZ




ATUALIZAÇÃO: Resposta do meu amigo nos comentários

5 comentários:

Rodrigo disse...

Meu nobre amigo Luiz, boa noite. Primeiramente, tenho muitas saudades de nossas conversas futebolísticas e esportivas. Tenha a certeza de que essa convivência me fez ampliar meus conceitos de futebol, de amor por um clube, de paixão pelo esporte, de respeito e honestidade, todas essas nuances do mundo da bola. Por um acaso, rodando os canais em um sábado assisti ao jogo que decretou o rebaixamento do Fortaleza. Senti-me bastante triste, principalmente quando da entrevista com aqueles vindos das categorias de base, que já tem uma história com o clube e viverão “na pele” as conseqüências desse ano terrível. O ano de 2009 realmente foi desastroso para os dois clubes. Com relação ao Coritiba, uma queda justamente no ano do Centenário, não tenho notícias de algo assim com outro clube. Essa será uma cicatriz que nunca irá fechar, dificilmente o clube alcançará uma glória capaz de compensar isso, pelo menos na meu tempo de vida, quem sabe no dos meus netos. Lembro-me que em 2005 já estava em Fortaleza, assistindo da minha cama o Coxa ganhar do Inter por 1 a 0, e ainda assim caindo para a Segunda Divisão. Naquele jogo também a torcida emocionou o país com o canto “Eu sou Coxa-branca com muito orgulho, com muito amor!”. Mas nessa queda, foi diferente. A torcida amadureceu desde 2005. Se tornou mais forte, mais emotiva, mais vibrante (coisa que era a marca do time lá de baixo), e também mais exigente. Durante o ano de 2009 a diretoria arrecadou erros e mais erros. Apenas citando rapidamente, técnicos tapa-buraco (Ivo Wortmann e René Simões), o terceiro lugar no Paranaense vendo o rival campeão, deixar o Brasileiro de lado e perder pontos preciosos acreditando na ilusão da Copa do Brasil, jogadores da base sendo vendidos por preço de banana ou então não deixando nada de lucro para o clube, jogadores anunciando a contratação por clubes do eixo Rio-São Paulo na metade do campeonato, festas fracassadas e canceladas, ausência de eventos para o povão, perda de 12 pontos para times como Santo André e Barueri, o jogo entregue (é o que dizem) ao Santos devido a salários atrasados, empréstimos milionários junto ao Banco BMG tentando salvar a lavoura, dentre outros. É fácil dizer agora, mas é impressionante como a diretoria conseguiu fazer exatamente tudo aquilo que deveria evitar no ano do centenário. Tenho quase certeza de que atos assim também devem ter acontecido no Fortaleza. Falta de planejamento, dirigentes inexperientes, técnicos fracos, jogadores ridículos que ainda assim continuam titulares, panelinhas de jogadores, panelinhas de conselheiros e chapas rivais, disputas de ego, planos de sócios mau gerenciado, etc. Enquanto isso, quem sofre é aquele torcedor comum, que quer apenas ter um momento de alegria e satisfação no fim-de-semana. Essa queda do Coxa é muito mais profunda do que a anterior. Em 2005, o clube caiu devido ao presidente ter dado um “passo maior do que a perna” no sentido de equilibrar as finanças. O clube vendeu jogadores como Rafinha (Schalke04), Adriano (Sevilla), Miranda (Sochaux – hoje no São Paulo), Fernando (União de Leiria – goleiro agora no Vasco), mas enfraqueceu a qualidade técnica do time. Não podemos esperar isso esse ano. O clube está completamente endividado, pagava uma fortuna ao Marcelinho Paraíba, além de tantas outras contas e pendências judiciais trabalhistas. Há boatos de que o clube adiantou a Cota de TV de 2010 para pagar dívidas, adiantou a cota de patrocínio de 2010 do Banco BMG e ainda tomou um empréstimo daquele banco em 14 milhões de reais. Devido a violência, ano que vem o clube deverá jogar 10 jogos ou mais fora do Couto, quem sabe até com portões fechados, ou seja com renda de jogo zero. Tenho certeza de que aqueles jogadores “menos piores” serão vendidos a preço de banana para pagar dívidas.

Rodrigo disse...

O time de 2010 será pobre e fraco. A safra de juniores atual não chega perto daquela que ajudou o clube a subir em 2005 – nomes como Keirrison (Barcelona), Pedro Ken (Cruzeiro), Marlos (São Paulo), Henrique (Racing de Santander) e Rodrigo Mancha (Santos) são apenas lembranças de transferências mal negociadas e pouco lucrativas. Há muitos anos o Coritiba é apenas torcida. Um futuro negro se aproxima do Coritiba. Na minha opinião o clube entrou em um processo de sucateamento como aconteceu com o Bahia e o Santa Cruz. Se sairá vivo dessa, só o tempo dirá. A soberba impera no Alto da Glória, até o momento nenhum dirigente se pronunciou sobre o rebaixamento. Com relação a pancadaria, eu lamento e muito. Tive pena do juiz, que apitou normalmente o jogo – na verdade até salvou o Coxa em um lance polêmico na linha do gol – e foi um dos primeiros a levar pontapés. O juiz foi correto o jogo todo, não merecia tal sorte. Tudo o que aconteceu é fruto dos atos da Diretoria, da falta de comprometimento. O clube deverá ser punido severamente, com toda a razão. O futebol paranaense está involuindo, e só se torna notícia nacional com notícias ruins. É uma pena, foi uma tragédia para o clube e principalmente para aqueles que querem paz, e apenas um time para torcer. Agradeço muito pela homenagem, espero melhor sorte tanto ao Coxa quanto ao Fortaleza ano que vem, e prometo ser mais sucinto nos próximos comentários no seu blog. Um forte abraço, Rodrigo

Luiz disse...

Rodrigo,

A casa é sua. Volte sempre e escreva o quanto quiser.

E bela radiografia da situação do Coxa.
Situação que é dolorosamente familiar para mim.

Abraços.

Betinho disse...

pura incompetencia dessas "diretorias" mesmo! até meu flamengo se voce pesquisar a fundo (nem tão fundo assim), tá com a renda comprometida, no fundo do poço tambem. acho que é porque ninguem é resposabilizado criminalmente. cada diretoria que sai deixa um rombo maior.

HRP BEST! disse...

Nada de desanimo.....Futebol é assim mesmo!
Na miúda e silenciosamente vossos time voltam para o "Sol" rapidinho!